sábado, 18 de maio de 2013

Arudha Lagna e Upapada


Arudha Lagna e Upapada


Baseado em BHPS



Introdução


Neste artigo será explanado o uso de arudha lagana e Upapada no Jyotisha, mas antes será de boa forma explicar como encontra-los no  gráfico e explicar de forma rápida o que são e o que representa.

Muitos dos que já leram meus textos e artigos estão familiarizados com esses termos, principalmente em se tratando de arudha lagna, a maioria talvez desconheça o que seja Upapada, mas não é algo de outro mundo e sua compreensão é fácil.

Arudha lagna é o pada do ascendente, a imagem da casa 1, do lagna. Ele representa a imagem que passamos para os outros, a imagem que passamos como os outros nos vê dentro do mundo material.
Uma pessoa pode ter um lagna em Libra e ser uma pessoa diplomática, sociável, doce mas as pessoas ao seu redor não perceberem essas características, principalmente de imediato ou os menos íntimos, isso se deve ao fato do arudha lagna ser de um signo diferente, um exemplo bem nítido disto é um lagna em Libra e seu arudha lagna (chamaremos a partir de agora de AL) estar em escorpião. Mesmo com toda diplomacia de Libra o que irá transmitir para os demais no primeiro momento é de uma pessoa maliciosa ou ao menos astuta, dado seu AL ser escorpião.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jaimini e sua técnica de prever o tempo da vida.




Todos os escritores astrólogos antigos - pelo menos os que usam Jyotish - dividem o período de vida do ser humano em três categorias distintas, a saber: Alpa, Madhya e Deergha, onde alpa significa vida curta, madhya representa vida média e Deergha representa vida longa.
Mas o tempo atribuído varia no que diz respeito aos escritores diferentes.
Jaimini, o mais conceituado astrólogo antigo depois de Parasara descreve esses tempos da forma como se segue:

Alpayu até 32 anos.

Madhyayu de 33 a 64 anos.

Deerghayu de 65 até 100 anos.

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/