sábado, 15 de setembro de 2012

Ashtakavarga, Como Usar a Técnica !



Ashtakavargas é uma técnica bastante usada para descobrir o impacto que cada Planeta em trânsito causa em cada casa/signo, além de descobrir determinadas características de um nativo pelo mapa astral.
Essa técnica a princípio é um tanto difícil e muitas vezes podem levar o astrólogo ao erro de interpretação, mas neste artigo ensinarei algumas de suas formas de interpretar que qualquer pessoa que saiba o básico da astrologia conseguirá tirar informações valiosas de uma carta astrológica.
A maneira que vou ensinar de como usar o ashtakavarga de forma simples, irá colocar você apto a compreender a técnica e aplica-la de uma forma bastante prática e sem as complicações ensinadas pelas escrituras de Jyotish.



Todo o processo será ensinado passo-a-passo, com ilustrações que permitirão no final da leitura desse artigo, qualquer pessoa analisar de imediato essa importante ferramenta da astrologia indiana.
Antes de começar desejo deixar claro que toda a técnica do ashtakavarga vai bem além disso, mas esse artigo já é uma valiosa introdução ao seu uso e com fins práticos. Também se faz necessário informar que na astrologia em geral “uma andorinha sozinha, não faz verão”, então o astrólogo deverá ficar atento as promessas do mapa astral, se o mesmo indica tais eventos e particularidades.

Então vamos ao que interessa: como usar o ashtakavarga e o que são ?
Para que o amigo visitante entenda todo seu princípio teremos que ir em partes. Primeira coisa que você terá que fazer é baixar o software gratuito e super completo de astrologia Hindu chamado de  “Jagannatha Hora”.


Primeiramente você deverá acessar a página de download:

http://www.vedicastrologer.org/jh/

Como na imagem abaixo você deverá visualizar os arquivos que deverão se baixados para instalar o programa:


*Clique na imagem para ampliar.

Observe que na figura acima temos quatro arquivos para downloads, você deverá fazer o download de todos eles, mas a ordem de instalação para que não haja erros no programa deve ser seguida.
Primeiro extraia para uma nova pasta e execute o arquivo "jh_base_install.zip"

Depois extraia e execute os demais arquivos, não importando a ordem de instalação, apenas fique atento em instalar a “base” primeiro.
Feito isso, em alguns minutos você terá em seu computador um dos melhores softwares de Jyotish gratuitos em sem computador.

Agora abra o programa, que irá gerar uma tela inicial como essa imagem abaixo:


Observe que no canto inferior direito você verá vários “quadrados” (mapas) numéricos, um principal com números maiores com a inscrição no centro “SAV”, este é o mapa asthakavarga principal, os outros são também muito importantes, cada um destinados a cada Planeta, nesta análise usamos apenas os 7 Planetas principais, Rahu e Ketu não tem Ashtakavargas.

Para você gerar seu mapa neste software deverá clicar em : “edit” e depois em “birth data”, abrirá uma nova janela em que você deverá  preencher com seus dados de nascimento.
Atenção: para que o programa preencha as coordenadas de sua cidade você deverá escrever o nome da mesma em “city name” e logo em seguida clicar em “rest of the world”, se sua cidade estiver no banco de dados deverá aparecer na linha abaixo, através da setinha selecione a correta observando se longitude e latitude estão de acordo com sua cidade. Caso a sua cidade não apareça ou esteja com informações erradas, deverá preencher as coordenadas manualmente e ao final salva-las, pois o atlas do programa contém alguns erros sobre os dados aos quais você deverá ficar atento.
Caso não saiba as coordenadas de sua cidade, consulte o google.

Agora você já tem em mãos um programa profissional de astrologia e seu mapa gerado por ele. Aos poucos irei postando artigos de explorar todas as funcionalidades do programa e como usar cada ferramenta do Jyotish que o programa oferece.


Vamos então ao estudo dos mapas asthakavarha e como utilizar de forma simples aquelas informações.
“O gráfico chamado “SAV” na verdade é uma abreviação do nome “ Sarva-ashtakavarga” e como mencionei é o mapa principal do asthakavarga. Primeira coisa que você deverá fazer é anotar a casa que tem menor pontuação no SAV e também a que tem a maior pontuação. A que tiver menos pontos é uma casa em que seus assuntos poderão lhe trazer problemas ao longo de sua vida e a que estiver com maior pontos é uma área de sua vida que terá mais facilidades.

Como disse no princípio do artigo, deverá observar se o mapa natal promete tais  facilidades e obstáculos, o ashtakavarga nesse ponto serve como uma bússola para começar a interpretar o mapa.
Para que voce compreenda de forma prática vamos estudar nesse artigo o mapa da cantora Madona, veja abaixo seu Sarva-ashtakavarga:




A casa de maior ponto no SAV da Madona é a casa 10 (39 pontos), que fala justamente de fama, status. Você deve ter em mente que todos os gráficos secundários terão que ter como base em uma análise o mapa natal, observe no mapa natal da Madona se o mapa indicava facilidades da casa 10, indicando fama e status como o SAV indicava:



Olhando o Mapa da Madona, observamos que o Sol (karaka de fama, status, eminência) é o atmakaraka (desejos da alma) da cantora, pois está a 29º50’ de Câncer, no mesmo signo que está Vênus que é o regente da casa 10. Vênus está na casa 12, uma casa boa para Vênus que indica prazeres da cama segundo as escrituras, e mostra um nativo  voltado a sensualidade, como regente da casa 10 esta sensualidade vai estar pública e ligada a carreira da nativa.


Todos conhecem a “fama” da Madona e sabem a exploração de sua sensualidade na carreira.
Vemos então que o SAV da Madona colabora em indicar a área que ela teve mais facilidades (casa 10) e de que forma ela usa essas suas potencialidades.

Agora voltamos ao gráfico SAV da cantora e anotamos as casas que ela tem menor pontos, essas casa vão indicar assuntos que criarão obstáculos em sua vida(de acordo com a casa) Mas também mostra os assuntos que são poucos explorados e de menor evidência em seu mapa. As casas de menor pontuação são a 5, 8 e 12.  Casas maléficas com pontuação baixa são bom para o nativo, pois a casa está sem força e seus assuntos não prosperam. Uma casa 12 forte indicaria uma pessoa solitária por opção (monges, sacerdotes, eremitas) ou por circunstâncias (prisioneiros, doentes crônicos e etc...). Esse não é o caso da cantora analisada neste artigo, pois sua casa 12 está fraca (23 pontos no ashtakavarga) e mostra justamente a vida da Madona que não tem nada de isolamento nem por opção nem por circunstância.

A casa 5 representa os filhos, diversão...além de outras coisas. Esta casa está fraca no gráfico ashtakavarga. Perdeu sua mãe cedo (a casa 4 tem apenas 24 pontos, uma casa fraca) e pouco se divertiu em sua infância, pois logo teve que cuidar de seus irmãos, essa pontuação fraca da casa 5 poderia também indicar problemas com filhos ou poucas crianças, mas o regente da 5 é justamente Júpiter que é o significador de filhos, alegria, dádivas, riqueza. Então vemos que a pouca força no gráfico asthakavarga da casa 5 não é confirmado pelo mapa natal.

Apenas tive que colocar uma análise do mapa de uma “celebridade” para você compreender como aplicar corretamente a técnica do ashtakavarga e ver como funciona na prática. Como o artigo não é uma interpretação do mapa da Madonna não entraremos em maiores detalhes. O objetivo desse artigo é mostrar como usar os gráficos ashtakavargas de forma correta.

Uma forma simples de você saber quais são as casas fortes e fracas de seu mapa por essa técnica é observar a pontuação:


A casa mais fraca do mapa: menor ponto

A casa mais forte do mapa: Maior ponto

Casas geralmente fracas: Menos que 25 pontos

Casas geralmente fortes: Mais que 28 pontos

Casas de força média: De 25 à 28 pontos

Isso utilizando o primeiro gráfico SAV (Sarva-ashtakavarga). Os outros gráficos mostram o impacto dos trânsitos planetários de acordo com a casa, que você aprenderá a partir de agora.





Então vejamos como usar outras formas de ler o gráfico Sarva e dos Planetas.
Se a pontuação da casa 1 (Lagna) for baixa e menor que 25 pontos, isso normalmente indica que o nativo não consegue ser auto-suficiente na vida, ou seja precisa de parceiros ou pessoas que lhe ajudem na caminhada, ele não consegue cumprir seu kharma sem a ajuda dos outros. Nesses casos, quando a pontuação é muito baixa, o nativo deve usar as Gemstones e remédios adequados para melhorar essa deficiência.

Nos casos ao contrário, onde a pontuação do Lagna seja alta, a pessoa gostará de trabalhar sozinho e se torna auto-suficiente, não necessita da ajuda dos outros, se for bastante alta é um indicativo que o nativo será bem sucedido na vida, cumprirá seu kharma sem ajuda de outrem e terá uma vida bem sucedida, desde que o mapa natal (kundali) também aponte para o sucesso.

A pontuação da casa 12 baixa poderá ser bom, pois a casa 12 significa as despesas e uma baixa pontuação nesta casa significa que a pessoa gastará e terá menos despesas que outras pessoas com uma pontuação maior nesta casa, mas se a casa 12 tiver uma pontuação bastante baixa pode indicar um pessoa avarenta ou ainda que não terá oportunidade de gastar dinheiro, possivelmente por não te-lo para gastar. Isso irá ser observado analisando o mapa no que toque as finanças e seus ganhos.

Sempre é melhor ter uma pontuação na casa 11 maior que na casa 12, pois como a casa 11 representa os ganhos (salário) irá informar que a pessoa ganha mais do que gasta, que consegue fazer suas despesas de forma que não lhe endivide. Se acontece o contrário, a casa 12 tem maior pontos do que a casa 11 indica um nativo que gasta mais do que ganha, se atrapalha em dívidas, empréstimos que lhe provocarão a ruína caso não se controle nesse setor.


Regras para a riqueza através do ashtakavarga:

Anote a pontuação das casas 1, 10, 11 e 12.
A primeira casa deverá ter mais do que 28 pontos.
A décima segunda casa deverá ter uma pontuação menor doq ue pelo menos uma das outras casas (1, 10 ou 11)
A décima primeira casa deverá ter uma pontuação maior do que a casa 12.
A décima casa deverá ter uma pontuação maior que 28 pontos, mas menor do que a casa 11.

Se os pontos da casa 11 são maiores do que da casa 10,e se a casa 12 tem menos pontos do que as casas 1, 10 e 11 e a primeira casa tem maiores pontos do que a casa 12 essa pessoa será bem sucedida financeiramente.

Porque utilizar essas quatro casas para avaliar a riqueza ?

A casa 1 mostra o nível de auto-suficiência do nativo, não irá depender dos outros para agir e também mostra a saúde do mesmo, a saúde é necessária para produzir bons resultados na vida. Também é uma casa que mostra o nível de confiança do nativo, isso se faz necessário nos casos de quedas ou projetos mal sucedidos, o nativo terá inciativa e disposição para dar a volta por cima.

A casa 12 é a casa das perdas, através da pontuação desta casa vemos o nível de perdas que o nativo estará vinculado.

A casa 11 é a casa dos ganhos, mais pontos aqui, mostra a capacidade e facilidade em adquirir ganhos.

A casa 10 é a casa da carreira e do trabalho, uma boa pontuação aqui indica oportunidades de trabalho para conseguir os ganhos. a baixa pontuação na 10 indica que o nativo não irá trabalhar onde gosta ou terá pouca oportunidade de trabalho.

Os Planetas e o gráfico ashtakavarga:

Você deverá agora observar cada Planeta de seu mapa, sua posição (dignidades e debilidades) e sua pontuação no Sarva-ashtakavarga.
Começaremos pelo Sol, anote o signo que o Sol ocupa, em seguida veja as pontuações no gráfico SAV que o signo/casa onde está o Sol está. Note que até aqui estamos apenas utilizando o sarva-ashtakavarga (gráfico principal). Se o Planeta está poderoso por signo e a pontuação dele no gráfico SAV é alta indica uma pessoa que terá status, fama, honras, uma posição de destaque na sociedade (significadores do Sol), pois uma pontuação alta no SAV reforça a boa colocação do mesmo no mapa, indicando que cumprirá seus significados. Isso é válido para todos os Planetas, então você terá que observar um a um, sua posição no mapa natal e sua pontuação no SAV.


O Sol forte tanto no natal quanto no SAV geralmente indica pessoas voltada a política, status e vida pública notória.

Marte indica grandes líderes.

Mercúrio grandes escritores, oradores e áreas ligadas à comunicação em geral.

Júpiter mostrará grandes professores, mestres, líderes espirituais e pessoas "sortudas".

Vênus indica pessoas voltadas para as artes, músicas, cercadas de conforto e belezas e demais assuntos de Vênus.

Saturno bem colocado no mapa e com boa pontuação serão pessoas respeitadas, íntegras, donos de terras, líderes das massas populares.

Lua indicará pessoas bondosas, ligadas a área da saúde ou ajuda aos outros, assistência social, ou seja a Lua significa a mãe, tanto a biológica como a figura da mãe universal, aquela que alimenta e protege os demais. Também indica uma mente brilhante.

Uma outra técnica parecida com a de cima, mas usando os gráficos individuais dos Planetas é observar nos gráficos individuais dos mesmos o signo que ocupa em seguida ver o gráfico individual do Planeta e a casa que representa o signo. Se essa pontuação é alta, os assuntos do Planeta serão bem sucedidos.


Exemplo: Vamos supor que Marte está em Capricórnio, olhando agora para o ashtakavarga de Marte vemos que o signo de capricórnio tem uma pontuação 8. Isso indica um nativo muito corajoso, ousado e de grande inciativa, se Marte alcança uma maior pontuação em seu ashtakavarga individual, conclui-se que o nativo terá mais características de Marte do que dos outros Planetas. Seria uma espécie de "almutem" da astrologia ocidental. Então observe cada gráfico individual dos Planetas e qual Planeta obtém umamaior pontuação individual no signo que está, indicará o Planeta que está com maior força no mapa usando esse sistema. Existem diversas formas de medir forças de Planetas e casas na Jyotisha, essa é apenas uma delas, no futuro falaremos de outras formas e técnicas de avaliar a força dos Planetas e casas.


O ashtakavarga e os trânsitos:

Até aqui analisamos de forma basicamente simples o ashtakavarga com base no mapa natal apenas, mas essa técnica é bem mais difundida para avaliar os trânsitos planetários e seu impácto pelas casas.
E isso é o que aprenderemos a partir de agora. Uma maneira simples é ter em mente o que significa a pontuação do SAV referente aos trânsitos planetários.

Planetas transitando em casas que o SAV tem de 15 à 20 pontos terá pouco efeito.

Planetas transitando em casas que o SAV tem de 20 à 25 pontos terá efeito moderado.

Planetas transitando em casas que o SAV tem de 25 à 30 terá um efeito bom.

Planetas transitando em casas que o SAV tem acima dos 30 pontos terá um efeito bastante forte.

Agora iremos mesclar essas informações com o ashtakavarga individual de cada Planeta.

Se o SAV que o Planeta é fraco, mas seu ashtakavarga individual sobre aquele signo/casa é forte aumenta os efeitos do Planeta em trânsito sobre aquela casa. Se ambos são fortes, o SAV e o ashtakavarga individual, então o impacto daquele trânsito será muito forte sobre aquela casa e seus assuntos. Essas dicas são mais que suficiente para o estudante ou o astrólogo usar o discernimento e saber interpretar a bom modo. As pontuações consideras fortes no ashtakavarga individual é de 4 para cima. Quanto maior, mais força terá o impacto do trânsito analisado.

Pontuações altas, de 4 a 8, indica grande impacto do trânsito do Planeta que está sendo analisado, sabemos  que os trânsitos mais importantes são de Saturno e Júpiter, por serem Planetas mais lentos e consequentemente seu impacto sobre as casas são mais sentidas ou notadas.

Já divulguei diversas vezes em sites sociais sobre o Sade-Sati (trânsitos de Saturno pelo signo anterior, lunar e posterior ao signo lunar), esse trânsito é muito temido por todos, prediz sete anos e meio de amarguras e sofrimento, mas muitas vezes não compreendia porque tal trãnsito afeta determinadas pessoas e outras não.

O Ashtakavarga me abriu os olhos para isso.

Se o sadi-sati de um nativo começa com a Saturno transitando em Escorpião porque tais nativos tem a Lua natal em Sagitário, eu não observava que todos nativos com Lua em sagitário sentiam o sadi-sati de igual forma e isso me incomodava. Já tinha lido diversas explicações a respeito de neutralização de sadi-sati mas muitas dessas não me convenciam, principalmente quando a Lua natal era a mesma e os nativos sentiam de forma diferente e outros se quer sentiam.

Usando o ashtakavarga pude observar através de mapas diversos que isto está relacionado também ao ashtakavarga. Milhares de pessoas tem Lua em sagitário (por exemplo) mas nem todas essas milhares sentem o trânsito de Saturno a iniciar o Sadi-sati em Escorpião. Isso é explicado da seguinte forma: existe a pontuação disponível para cada Planeta de 0 à 8 pontos dentro de seus ashtakavarga,  São três sígnos que provocam o Sade-sati de acordo com a Lua o que dá: 8 X 8 X 8 =512.

Dentre esses milhares de nativos que iniciam um Sade-sati no mesmo período, exitem então 512 grupos diferentes que irão sentir de forma diferente o trânsito de Saturno. Uns só sentem no signo posterior ao da Lua, outros no anterior, aguns sentem os sete anos e meio por inteiro e assim variavelmente de indivíduo para indivíduo. Isso se deve a pontuação no ashtakavarga de Saturno e seus signos de Sade-sati. Se Saturno está em escorpião, a Lua do nativo está em sagitário, o nativo estará vivendo o Sade-sati, mas se a pontuação das casas/signos que Saturno transita pelo ashtakavarga é alta, ele dará bons resultados, se forem baixas seus efeitos negativos serão sentidos. Vamos supor que um nativo tenha no ashtakavarga de Saturno 6 pontos na casa de Escorpião, 7 pontos na casa de Sagitário e 2 pontos na casa de Capricórnio. Este nativo só irá sentir os efeitos do Sade-sati quando Saturno ingressar em capricórnio, pela baixa pontuação que tem nesse signo de nosso exemplo.

*Este artigo foi publicado inicialmente dividido em duas partes no meu antigo site BhavaKendra, como é de suma importância para os interessados em Astrologia Indiana seu aprendizado resolvi republicá-lo aqui, mas desta vez em um único artigo.

Jai Hanuman !











18 comentários:

  1. Oi, Então eu realmente não entendi como se conta o grafico de SAV. Como vou saber qual é a casa 1, 2,3 etc. Tipo no seu caso da madonna, o dela está a nivel superior na casa 10. como vc viu que essa era a casa 10? '-'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, estou apenas lendo o texto como voce, e e 6 anos depois, talvez ja nem seja util. Mas resposndendo a qem tem a mesma questao > o SAV é baseado no seu D1. Entao o Asc no mapa rhasi (ou d1) É SUA CASA 1 NO SAV. A partir de Leao asc, no caso MADONA, a casa 10 sera touro, E A QUE SURGE COM MAIOR PONTUACAO NOS SAV. Espero ainda ter utilidade! Hari Om.

      Eliminar
  2. Oi, eu tenho uma pergunta: meu Sol está em Peixes, na casa 10. No ashtakavarga, a casa 10 é a segunda com maior pontuação (33 pts). Então para saber se meu sol realmente promove fama e status, eu tenho que seguir está pontuação da 10 ou checar a pontuação da casa 12, pois ele em Peixes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sua casa 10 é peixes. Voce esta chegando seu mapa, nao a 12 casa orginal que é peixes. voce vera a sua casa de peixes que é a 10. o sav reproduz as casas do seu mapa natal, d1, de signos

      Eliminar
  3. Mas como calcular essa pontuaçao? Nao encontro um artigo que ensine.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. baixe um programa como Jaganatha Hora, o que ele usou na explicacao, ele te enrega o SAV

      Eliminar
  4. Obrigado pelas explicações. Esse assunto é muito difícil é um raio de luz entrou em minha mente..

    ResponderEliminar
  5. como eu descubro aonde começa a casa 1 ?no SAV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sav vem a partir do seu d1, mapa dos signos, do ascedente dele. VEJA NO D1 QUAL É O SIGNO ASC . ESSA É SUA CASA 1 NO SAV

      Eliminar
  6. Muito obrigada por disponibilizar seus conhecimentos a todos!!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada por disponibilizar seus conhecimentos a todos!!

    ResponderEliminar
  8. boa analise sobre uso do ashtakvarga, mas me incomoda o mapa de Bill Gates
    nasc. em 28/10/55 as 21:25h (qq. horario entre 21 e 21:40h)pois tem ótima pontuação na casa 1 em gêmeos mas nas casas 10 e 11 medianas e na 12 tem mais pontos que na 11 portanto está funcionando, o que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. entre muitas coias, que qualuqer horario entre 21 e 21.40 deveria ser retificado rsrs porque vai gerar vargas completamente diversas... sav diverso ..etc

      Eliminar
  9. Não entendi uma informação. Em dado momento se fala que transito de planetas tem influencia maior nas casas com pontuação alta. No final refere-se a SadeSati como mais impactante a casa com menor pontuaçao de Saturno. Me pareceu discrepante as duas informaçoes. Poderia esclarecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele diz que quando a casa é proeminente, o transito nela sera proeminente, e SEUS EFEITOS POSTIVOS SERAO MAIS SENTIDOS. certo ate aqui? entao ele diz: se a pontuação das casas/signos que Saturno transita pelo ashtakavarga é alta, dará bons resultados, e se baixa ,seus efeitos NEGATIVOS serão mais sentidos. Vamos supor que um nativo tenha no ashtakavarga de Saturno 6 pontos na casa Escorpião, 7 na cde Sagitário e 2 na casa de Capricórnio. Este nativo só irá sentir os efeitos NEGATIVOS do Sade-sati quando Saturno ingressar em capricórnio, pela baixa pontuação que tem nesse signo de nosso exemplo. HARI OM

      Eliminar
  10. Bom dia! Gratidão pelo artigo! Estou estudando astro Védica! Fiz um pequeno curso, e seu artigo me ajudou bastante a clarear as dúvidas sobre a leitura das pontuações do meu Ashtakavarga! Gostei muito do seu posicionamento sobre a astro tropical pq comecei por ela, e realmente acredito que uma não anula a outra. Muita gente q começa a estudar astro Védica precisa estudar bastante e praticar muito para começar a entender. E ter paciência e persistência. Pra quem tem inteligência mediana realmente vai precisar de um certo esforço, pelo menos está sendo assim.comigo. Parabéns e gratidão por compartilhar!

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/