quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dashas, como usar a técnica (Parte I)


Muito se tem falado sobre os Dashas (períodos Planetários) através de sites, cursos e blogs, mas pouco se fala o que fazer com eles na prática.
Muitos astrólogos tem seus próprios métodos de interpretá-los e quais tipos de eventos irão ativar em seus dashas, não quer dizer que estejam errados mas existe uma linha de ação para interpretá-los corretamente, principalmente se você for inicinate na Jyotisha e eu sempre procuro escrever artigos para estudantes iniciantes para que os mesmos consigam por si só interpretar o próprio mapa sem depender de astrólogos (eu não vivo de astrologia).


Então neste artigo vou procurar explicar da maneira mais simples possível como interpretar os dashas.
Primeiramente vamos esclarecer em poucas palavras o que são os dashas e para que fim servem.




Existem diversos sistemas de dashas, mas neste artigo nosso foco é o sistema mais popular e conhecido que é chamado de Vimshottari Dasha.


Neste sistema os Planetas sempre seguem a mesma ordem de rotação, conforme você poderá observar na tabela abaixo:


Ketu (7 anos)- Meditação e moksha (libertação)
Vênus (20 anos) - riquezas e prazeres sensuais.
Sol (6 anos) - Inteligência criativa e desejos da alma.
Lua (10 anos) - Astral e toda a mente.
Marte (7 anos) -Movimento, concorrência, energia cinética.
Rahu (18 anos) -Desejos mundanos, desejos repentinos.
Júpiter (16 anos)- Expansão da sabedoria, riquezas.
Saturno (19 anos)- Limpeza karmica, atrasos.
Mercúrio (17 anos)- Argumento lógico, intelecto.


Usaremos inicialmente apenas o período maior chamado de Mahadasha (MD) e do sub-período logo após chamado de Antardasha(AD) ou bhukti.


Existem outros sub-períodos após o AD mas seu uso é aplicado mais em determinadas previsões e rectificação de horário e seus efeitos são menos sentidos a nível físico e de eventos.
Você não deverá se preocupar com os cálculos dos dashas, os software de astrologia hindu farão o serviço pesado. Caso não tenha um software instalado em seu PC vocêe poderá usar o JH através deste link:
Tutorial JH


Devemos alertar ao estudante de astrologia, seja ela qual for, que o mapa não é dinâmico, os Planetas não estão todo tempo atuando em sua vida, se você por exemplo tem Marte em Câncer, "seu" Marte estará debilitado, mas vocêe não estará todo momento agindo como um Marte em Câncer ou os eventos desse Marte não estarão acontecendo a todo instante em sua vida.


Os dashas servem justamente para isso, descobrir quais Planetas estão ativados em sua carta astral (kundali), se um Planeta não está ativado ele não agirá naquele período de sua vida, então não adianta muita coisa pensar que tendo Júpiter na casa 2 você terá sorte com finanças todo o tempo, temos que aproveitar o momento de Júpiter estar ativado para usufruir de seus benefícios.


Não são só os dashas que mostram os Planetas ativados, o Varsh também mostra assim como os gochara (trânsito) além de outras técnicas, mas aqui vamos nos ater aos dashas Vimshotari.


Se você chegou até aqui já é uma grande coisa, mostra  que é um estudante interessado em aprender os segredos por trás da astrologia e não quer apenas saber qual signo combina com o seu.
Você já tem em mãos então diversas informações básicas e importantes sobre os Dashas, já sabe o que são, para que servem e como saber quais são seus dashas atuais. E agora, o que você fará com essas informações ?


Vamos a prática:
Sabendo-se quais Planetas estão ativados pelos dashas em seu mapa (o MD e o AD) poderemos saber quais eventos os mesmos irão proporcionar, então teremos que seguir um pequeno questionário para interpretá-los.


A ordem abaixo não é importante, mas todas as perguntas devem ser preenchidas e analisadas, com o tempo e a experiência você fará isso automaticamente, mas no começo é bom escrever e ir respondendo e depois tirar suas conclusões com o que aprendeu.


1) Qual é o caráter natural do AD(antardasha), se é maléfico ou benéfico, e qual a idade (maturidade planetária) do AD ?


2) Qual ângulo entre o MD e o AD ?


3) Posição no mapa natal do AD ?


4) Quais casas a partir da Lua que o MD é  regente e ocupa ?


5) Nakshatra de MD e AD ?


6) Nos mapas divisionais (vargas) qual a posição de MD e AD ?


7) Por onde transita MD, AD, Saturno e o eixo Rahu-Ketu ?


Todas essas perguntas devem ser respondidas e analisadas para se tirar o máximo proveito da técnica dos Dashas.
Os que já entendem o básico da Jyotisha saberá usar essas informações sem precisar da segunda parte do artigo, mas para aqueles que estão iniciando seus estudos na segunda parte deste artigo explicarei cada pergunta do questionário e suas respostas e como usar todas as informações conseguidas com o questionário, mesmo os mais iniciantes na astrologia com a leitura da segunda parte do artigo estarão aptos a julgar um mapa astral através dos dashas e quais eventos terá durante seus períodos.


Se gostou do artigo de um curtir abaixo, assim você ajuda a divulgar o blog e me ajuda a mante-lo no ar ensinando astrologia para todos.


Jai Hanuman !


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/