segunda-feira, 12 de março de 2012

Mapas mentais na Astrologia


Usando mapas mentais na Astrologia.

Podemos dizer que somos o pioneiro na elaboração de mapas mentais no estudo da astrologia. Que eu saiba somos os únicos a aproveitar tão poderosa ferramenta para estudos no ramo astrológico, logo aparecerão outros sites e blogs que farão o mesmo, mas essa é a intenção. Quem nos conhece sabe de nossa total aversão em guardar segredos, pelo contrário, gostamos de divulgar tudo aquilo que aprendemos para o bem coletivo sem nos importar se seremos copiados ou não.


Esses mapas mentais venho divulgando nos sites de intercâmbio social (redes sociais) para testar a aceitação do público quanto ao método e tenho observado uma grande aceitação por parte do público.

Então se você tem um blog ou site e queira utilizar tal técnica em seu site, fique livre para isso.

Primeiramente vamos explicar em que consiste a técnica e o que seja.
Ela é aplicada não tão somente na astrologia, mas lhe será útil em qualquer assunto que queira estudar, seja na escola, faculdade ou mesmo na sua vida profissional.


Mapa mental é como chama a técnica de organizar pensamentos e ideias construindo um diagrama, essa técnica foi criada pelo inglês Tony Buzan.

Útil no aprendizado e memorização, na criação de resumos. O objetivo central da técnica está em simular no papel (ou tela do computador) a maneira que nosso cérebro trabalha para pensar, assim o aprendizado torna-se intuitivo e permanente.

Os diagramas dos mapas mentais são constituídos a partir de uma ideia central que se ramifica para outras ideias secundárias. quanto mais próxima  a ideia central (chamada de tópico central), mais genérica é a ideia, tornando-se mais específica a medida que vai se ramificando.

Observe uma parte de um mapa mental que fiz usando Saturno como ideia central abaixo


Observe que Saturno é o "tópico central" e a partir dele se ramifica em várias outras informações referentes à ele.

Os mapas mentais são utilizados para os mais diversos fins como: Planejar uma feira, organizar uma festa, planejar ferias, decorar uma receita de bolo, organizar estudos e etc...
No nosso caso utilizaremos tão somente ao estudo da astrologia, mas nada impede que você use para os mais variados fins.

Nosso site contará com inúmeros mapas mentais já prontos, para você fazer downloads gratuitamente. Cada mapa pronto terá uma ideia central que se ramificará em outras informações dando ao final uma ideia geral de cada assunto, Planeta, casa astrológica e etc...

Sem dúvida você ficará surpreendido com essa técnica e a capacidade de aprendizado e memorização e aprendizado que a mesma proporciona. Sei que os preguiçosos mentias nem lerão esse artigo, e isso em parte é bom, pois tal ensino só atingirá os verdadeiros estudiosos da arte divina que é a Jyotish.

Por que usar mapas mentais ?

Como se trata de uma ferramenta que estimula o cérebro a trabalhar com maior eficiência e rapidez, o mapa mental serve para organizar e facilitar o nosso aprendizado. Precisamos de nossa memória várias vezes ao dia durante toda nossa vida, mas nem sempre ela (a memória) nos está disponível no momento que precisamos. Na astrologia quantas vezes somos obrigados a recorrer a tabelas para verificar dignidades e debilidades planetária ? Com o uso de mapas mentais essas informações ficam automaticamente guardadas na memória e basta pensarmos no mapa em questão para que tais informações venham a tona.


Tudo que precisamos é perder alguns minutos ou horas (depende do tamanho do mapa mental) observando o mapa mental e suas ramificações a partir do tópico central e nunca mais tal mapa se apagará de nossa mente, basta pensar no assunto central para que todo o mapa venha a tona.

Como disse o meu blog irá disponibilizar "mapas prontos" para estudo, mas isso não impede de você criar seus próprios mapas para estudar astrologia ou o que mais queira e seja de seu interesse.

Existem diversos softwares grátis que geram mapas mentais, vocêe poderá pesquisar na net onde baixá-los e como usá-los.

Para você que chegou até aqui na leitura deste artigo, deixo-vos um presente, um mapa mental que ensina sobre Saturno para download gratuitamente.
Aprenda sobre Saturno.PDF

Se vocêe achou essa ideia útil e gostou deste artigo compartilhe.

Jai hanuman !

5 comentários:

  1. oi, Thony
    o artigo está no baixa la que o meu antivirus bloqueoou.
    seria possível colocar em outro lugar?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por avisar Yuzuru, outros já tinha comentado sobre artigos postados nesse site do "baixa la", vou mudar o local de hospedagem.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostei do seu blog.
    Lembrei-me de uma grande mulher também, a Aline, da Cidade das Pirâmides, você conhece? Ela apresenta o Programa De Olho No Mundo(www.deolhonomundo.com)acho que você vai gostar muito, envio o endereço eletrônico do último programa sobre sexta-feira 13 e ocultismo, astrologia, etc : http://youtu.be/8sCk4Doi2YE Abçs.

    ResponderEliminar
  4. Oi Tony,
    Gostaria que visitasse o blog:http://deolhonomundoblog.wordpress.com/, ele é tão legal quanto o seu! Abraços.

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/