segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dharma



Dhárman - O que é estabelecido ou firme, decreto, estatuto, lei, uso, observância, conduta prescrita, o dever de direito, virtude, moral, o mérito da religião, religiosos, boas obras (http://sanskrita.org)

Dharma - A ordem reguladora do Universo, significa a Lei natural, universal ou abstrata. Considerado necessários para a manutenção da ordem natural das coisas ( Wikipedia)

Falamos no artigo anterior OS QUATRO OBJETIVOS E OS NAKSHATRAS  sobre os quatro objetivos da vida, entre esses quatro objetivos da existência temos o Dharma, como toda palavra vinda do Sânscrito sua tradução para os idiomas mundanos são de difícil assimilação e muitas vezes causam confusão ou erros entre os povos ocidentais.


Simplificaram demais o verdadeiro sentido da palavra Dharma e muitas vezes é entendido apenas como um conjunto de regras (leis) que devemos seguir ou mesmo traduziram como "religião".
O termo religião pode até ser uma tradução de dharma, desde que tiramos os "ismos" das religiões (cristianismo, budismo, islamismo, hinduismo e outros "ismos"). poderemos usar dharma como relativo a religião se usarmos o verdadeiro significado de "religião" proveniente do termo "religari" - A volta para Deus.

Mas mesmo assim não definiria Dharma como deve ser realmente entendido em todo seu contexto dentro do Sânscrito. Dharma está além disto,

 Sem a observância do Dharma as pessoas podem vir a se tornar loucas ou miseráveis.
O Dharma é a lei que não pode ser mudada, é a Lei que mantém o mundo vivo, é a lei que afasta o caos total. É a lei que a sua não observância  cria os karmas (ação e reação).

No artigo mencionado acima, vimos como calcular pelo mapa astral (Rasi) os quatro objetivos da vida e qual deles está em proeminência. O equilíbrio dos quatro objetivos dentro do mapa astral (Rasi) é necessário para um bem viver e uma vida menos dura. Mas é a ausência de Dharma que poderá colocar tudo a perder na vida da pessoa.
O nativo pode ter muito Artha (riqueza), mas se não tiver Dharma, a riqueza será efêmera e a porta que lhe mostrará a derrota. Kama (satisfação dos prazeres) sem Dharma pode levá-lo as doenças e a miséria se não tiver dharma. Moksha (libertação) jamais é alcançado sem que se tenha Dharma, tal moksha será um maya (ilusão) que fatalmente o levará a loucura.

Basta o Dharma ?

Não !

Os quatro objetivos são necessários para a vida de cada ser humano, mas sem dúvida o Dharma é dos quatro que tem suma importância, poderia-se aplicar a famosa frase:

Você sem Deus não é nada, Deus sem você continua sendo Deus.
A nossa meta é o Moksha (a libertação), mas não podemos simplesmente procurar e nem conseguiremos alcançar o Moksha sem passar primeiramente por Artha e Kama e muito menos sem observar e viver o Dharma.
Muitas pessoas se desapontaram ao seguir grandes Gurus (mestres) porque não observaram  ou cumpriram os quatro objetivos. Geralmente os Gurus já estão no caminho do Moksha (libertação), outros já alcançaram o Moksha. Mas para quem não está no caminho não poderá abandonar tudo (Artha e Kama) simplesmente e seguir o caminho do Moksha, da libertação. esses que assim pensam ser possível criam frustrações para suas vidas e se sentem impotentes perante o Universo.

Como pode alguém querer imitar São Francisco de Assis se ao menos conseguem se livrar de seus Kama (desejos) ou se desapegar do Artha (riqueza) e se quer observam o Dharma ?

Rajneesh, hoje conhecido como "Osho" já percorreu grande parte de seu caminho e dos quatro objetivos, as pessoas escutam suas palestras, lêem compiladores do Osho e tentam lhe seguir os conselhos, depois frustram-se - como não deveria de ser - e o julgam como charlatão, embusteiro e outros adjetivos ruins. Isso acontece porque Rajneesh já está no caminho do Moksha, as pessoas na sua maioria não compreendem sua "verdade" e começam se sentir enganadas, mas na verdade Rajneesh não enganou a ninguém, as próprias pessoas auto-engaram-se pensando que poderiam seguir seus passos sem que observassem o Dharma (as leis) e sucumbem miseravelmente. Depois procuram denegrir a imagem do sábio. Começam querer denegri-lo por sua riqueza (Artha), mas o Artha faz parte do caminho, o Artha de Rajneesh pertence a ele, a riqueza não é proibida pelo Dharma, nem mesmo o Kama (satisfação dos desejos) é ilícito pelo Dharma.
Podemos ter Kama e Artha com a observância do Dharma, em outras palavras: podemos ser felizes e prósperos realizando nossos desejos e acumulando riquezas desde que sejam observadas as leis naturais do Universo.
Outro Guru muito mal compreendido foi Sai Baba, acusado de pedofilia - fato que nunca foi provado - e outras aberrações que lhe acusaram, Sai Baba prega o Moksha, mas as pessoas não conseguem seguir seus ensinamentos porque não compreendem o Dharma como deveria de ser. A frustração é inevitável e começam pensar que foram ludibriados pelos "mestres" (Guru).
Sai Baba é considerado e amado por toda a Índia, as acusações partem geralmente do ocidente que não entendem o verdadeiro sentido da palavra Dharma. O Povo da Índia acostumado com esses conceitos entendem e os seguem de uma forma totalmente diferente do ocidental comum.
O próprio Jesus Cristo ou quem tenha compilado suas pregações pregava o Moksha (a libertação), mas as pessoas do ocidente não assimilam o Moksha, eles pensam que o Moksha é o caminho, mas o Moksha é o fim, é a volta para Deus, através da observância do Dharma, da satisfação do Artha e KamaMoksha, não tem como pular etapas, os quatro objetivos são necessários.
De uma forma que o ocidental possa compreender essas coisas, abaixo transcrevo os dez princípios básicos do Dharma:
1. Paciência - A qualidade de manter a calma em todas as circunstâncias.

2. Controle da mente - Deve-se manter o controle da mente que está constantemente agitada e em mudança contínua.

3.Kshama (Perdão) - ela é a virtude daqueles que são fisicamente e moralmente fortes. No entanto é regra que não é desejável perdoar sempre uma pessoa que faz do erro seu cotidiano.

4.Não roubar - Não se deve roubar ou tirar ou ainda adquirir qualquer coisas que pertence aos outros, sem pagar o seu preço adequado e sem que haja permissão do proprietário.

5. Shauch (Limpeza) - Deve-se manter o corpo, mente e ambiente físico limpo e puro.

6. Sabedoria - Devemos sempre procurar e ganhar a sabedoria através do estudo, experiência e conselhos dos mais sábios.

7. controle dos sentidos - Deve-se ter a sensação (de ação e conhecimento) sob controle e se tornar seu próprio mestre. Há cinco sentidos do Conhecimento e cinco sentidos de ação.

8. Conhecimento - Deve-se adquirir conhecimento tanto de domínio físico e espiritual de todas as fontes possíveis.

9. Truth - Deve-se praticar a verdade em pensamento, obras e palavras.

10. Não-raiva - Deve-se manter a calma equilibrada, mesmo em face a provocação.

Observando-se esses dez princípios você conseguirá o Artha (riqueza) e o Kama (prazeres) sem que haja frustração e nem te tornes louco e só então o Moksha virá naturalmente.
Voltando ao assunto astrologia, através do cálculo dos quatro objetivos ensinados anteriormente, podemos ver em qual estágio estamos, o que precisamos melhorar e por qual objetivo já passamos e nessa vida estamos negando.
Um nativo que tem grande quantidade de Artha (riqueza) em seu mapa poderá ficar tranquilo quanto a riqueza pois ela virá, mas se essa riqueza vir sem a observância do dharma, muito provavelmente que na próxima vida a riqueza lhe será negada.
Ter um mapa com muito Kama e Artha é uma difícil missão para o nativo se não tiver Dharma no mapa astral.
Nietzsche provavelmente não tinha Dharma suficiente em seu mapa astral, procurava de uma forma equivocada a libertação (Moksha) e seu fim foi o manicômio.

Conclui-se que impossível um homem viver sem Deus durante todo o tempo, sendo que Deus não é só o Divino, mas tudo e todos é Deus, uma árvore, uma pedra, uma criança, seu vizinho, Deus está em tudo por isso que em tudo devemos ter o respeito e o amor e a gratidão.
Não só através dos Nakshatras poderemos ver os quatro objetivos da existência pelo mapa astral, as casas astrológicas também estão divididas em Artha, Kama, Dharma e Moksha e será o assunto de nosso próximo artigo.

Om Gam Ganapatye Namaha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/