domingo, 22 de abril de 2012

Analisando o caracter de uma natividade


Abaixo transcrevo um método de grande utilidade para astrólogos conhecerem seus clientes, alunos ou pessoas com quem irá manter contato ou até mesmo algum tipo de sociedade.

Pode ser usado até mesmo por empregadores, pois evita funcionários de carácter duvidosos e dá a oportunidade de aplicar um certo "filtro" contra possíveis desonestos.

Devo dizer que esse método é aplicado usando o mapa "indiano" (astrologia indiana) e o que aqui é ensinado é apenas uma base para se ter a ideia de como analisar uma natividade nesse sentido.
Faz-se necessários outros conhecimentos astrológicos e saber medir o "bala" (força) dos Planetas envolvidos no mapa astral.

Se o maléfico tem pouca força e pelo método de Zoran indica um mau carácter, a pouca força do Planeta poderá neutralizar o julgamento a princípio.
Use esse método com cautela e conhecimento astrológico, não julgues precipitadamente alguém simplesmente aplicando o referido método, mas o mesmo tem como objetivo pegar o "fio da meada" sobre o caráter de alguém.

Outros conhecimentos como Atmakaraka devem ser levados em conta. Caso não saiba o que é Atmakaraka poderá ler esse artigo do astrólogo Guilherme Alvez que será de grande ajuda: Artigo do Guilherme: Atmakaraka
Método transcrito de Zoran: 

"Para conhecer o caráter de uma pessoa:

Primeiro Passo:

1. Planetas maléficos no Lagna dá personalidade ruim. suas escolhas e decisões são ruins e sua inteligência é equivocada.

2. Sol no Lagna irá mostrar uma natureza sátvica plena se aspectado por Júpiter. Se o sol é aspectado por maléficos terá conhecimentos e inteligência, mas será mau, cruel, sádico e de caráter abusivo. Eles sempre pensam que sabem tudo, mas obviamente não sabem.

3.Benéficos no Lagna são pessoas boas. Mercúrio e Vênus dão uma natureza um pouco egoista, mas não irá ferir os outros deliberadamente, como nos casos dos maléficos. Mercúrio (no Lagna) se torna muito bom se aspectado por Júpiter. Lua e Júpiter são excelentes no Lagna.
Se não existe Planetas no Lagna, verifique o signo e a colocação do lagnesha. Signos rajásicos no lagna são bons, mas gananciosos. Signos sátvicos no Lagna são os melhores. Signos tamásicos são ruins para o caráter de uma pessoa.

Segundo passo:

1. Confira a quarta casa (da pureza e da fé). Benéficos na quarta casa dão bom coração, tolerância, fé. Maléficos dão o oposto.

2. Lua e Vênus são excelentes e dão compaixão e amor para as pessoas. Júpiter é melhor quanto a tolerãncia, enquanto maléficos são ruins. Sol dá crueldade e egoísmo a menos que seja influenciado por Júpiter.
Se não existem Planetas na quarta casa, verifiquem os signos e sua natureza (gunas) e seu Lagnesha.

Terceiro passo:

Agora juntando as duas informações dadas até aqui, teremos a seguinte combnação:

1. Influencias benéficas no Lagna e quarta casa dão boa índole e personalidade, se não houver nenhum Planeta analisem os signos do Lagna e quarta casa.

2. Influencias maléficas dão um mau caráter. Se ambas casas (Lagna e quarta) tem maléficos ou se uma das casa tem maléfico e a outra um signo tamásico, a pessoa será cruel e trapaceira.

3.se houver influencias mistas no Lagna, julgar o Planeta mais forte, benéfico forte irá bloquear a influencia maléfica.

4. Se houver influencias mistas na quarta casa e no Lagna não tiver maléficos e nem signo tamásico, então a pessoa tem um bom caráter, mas é enganada pelos outros.

*Um único Planeta benéfico no Lagna ou quarta casa é suficiente para bloquear influencias maléficas.
1. Verificar a colocação da Lua no signo e a posição de seu dispositor. Se estiver debilitado a pessoa tem pensamentos ruins e negativos, o mesmo vale se estiver mau colocado ou em casa dushtana.

2. Verifique Planetas conjunto à Lua. Se eles são maléficos a pessoa terá pensamentos ruins.
estes conceitos são baseados em Gunas e Nitti."

Tal método é aplicado usando a Jyotisha.

5 comentários:

  1. Muito bom, li isso no site do Zoran uns meses atrás e gostei demais. Obrigado por indicar o blog também Tony! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, sobre caráter era o que vinha procurando recentemente. Quero ver se traduzo ou adapto para análise tropical, moderna, ocidental (e se há teztos correspondentes em Tradicional, Helenistica, Clássica Medieval também).

    ResponderEliminar
  3. Astrokabana eu desconheço tais textos dentro da astrologia do ocidente, mas já vi um pessoal da medieval comentando que existe uma técnica de se observar o caráter no mapa ocidental.

    ResponderEliminar
  4. Lua pode ser considerada benéfica? (Seu site tá lindo!)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Larissa, quanto a sua pergunta a Lua é naturalmente benéfica, sua fase maléfica é a minguante mas geralmente vemos o quanto a Lua está aflita por maléficos, casa que rege e casa que ocupa.

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/