sábado, 27 de abril de 2013

Budha - Mercúrio


Mercúrio
*Imagem de  Pieter Weltevrede.

No Jyotisha conhecido como “Budha” (que não tem nada a ver com o Buda do Budismo) rege o intelecto, a fala, o tio materno, parentes de sangue, os amigos, a inteligência, a linguagem, habilidade no discurso, a aprendizagem, o ensino, a educação, a ciência, filosofia, a explicação e a compreensão, a racionalidade, a discriminação, a interpretação, curiosidade, análises e demais assuntos associados, ficaria longo e cansativo falar de todas as qualidades de Budha e seus assuntos. Para um bom entendedor basta as “palavras-chaves” acima mencionas e saber que ele por associação rege assuntos como jornais, documentos, comércio e etc...
Saber as qualidades intrínsecas de um Planeta é imprescindível para se julgar um mapa e os assuntos que estamos investigando. 


A própria investigação é um dos assuntos deste Planeta.  Por ser um Planeta de qualidade “neutra” (nem maléfico, nem benéfico) ele é influenciável por associação a outros Planetas, se um maléfico torna-se conjunto a Budha este absorve o maleficio do outro, tornando-se maléfico que irá repercutir nos assuntos que ele rege e é senhor.  De igual forma associações a benéficos o torna benéfico.

A aflição sentida por Mercúrio vinda de maléficos fará ele gerar astúcia, presunção prepotência, mentira, engano, calúnias e fofocas, problemas legais e falta de juízo.

Mercúrio também é considerado “um menino no reino”, por isso quando está na casa sete, que é a casa dos relacionamentos, não consegue lidar com os compromissos sérios, é uma posição não desejada para Budha, pois não consegue lidar com esses assuntos de forma apropriada..

Na mitologia associado a “Thot” (O mensageiro dos deuses) vemos essa mesma característica de imaturidade para cuidar de assuntos contrários ao seu papel no panteão dos deuses, retratado como um
jovem voando através de suas asas nos calcanhares (Thot) que seria mais um ‘office-boy”  dos deuses, representando velocidade e sabedoria do que a tratar de assuntos particulares como amor ou carreira.

Na mitologia hindu Mercúrio é filho da Lua, pessoas mercuriais geralmente tem a aparência jovial.

Budha está associado com o sistema nervoso, braços, boca, língua, aflito ou mal colocado pode provocar problemas nessas partes quando analisamos a área médica da astrologia.

Temos que ter em mente que as qualidades intrínsecas dos Planetas se manterão independente das casas que rege, mas conforme seu senhorio das casas ele ganha outras regências, falei mais acima sobre ele estar na casa sete não ser bom, pois não sabe lidar com esses assuntos, isto é por colocação, mas ele pode reger a casa sete e dar bons resultados, tudo dependerá de suas associações e dignidades como também força planetária.

Por ser um Planeta rápido, reger o intelecto e ser analítico e engenhoso, tem facilidade de aprender os temas com rapidez e inteligência, então mesmo regendo casas que não condiz com sua personalidade, poderá aprender seus temas de forma apropriada e gerar bons resultados.

Um Mercúrio retrógrado, por exemplo, dá bons astrólogos, pois com a retrogradação (desculpem o termo inadequado) irá pensar de forma menos analítica e mais subjetiva e intuitiva, dando uma maior capacidade de pensar astrologicamente, se estiver em signos de água tanto melhor.   Com isso não quero dizer que um Mercúrio direto e em signos de Terra não dará bons astrólogos,mesmo porque sua exaltação é Virgem, existem bons astrólogos de todos os tipos de Mercúrio. Para um astrólogo palestrante seria melhor Mercúrio em Gêmeos ou outro signo de Ar. Existem diversos tipos de astrólogos, cada qual com suas qualidades, uns são teóricos, outros pesquisadores, outros escritores, outros oradores e outros ainda práticos e objetivos e cada qual tem seus méritos próprios.

Só em falar e pensar em Mercúrio o texto vai se tornando longo, que é uma das qualidades dele, escrever e levar o tema ao extremo, olhando todas suas possibilidades, espero que me perdoem quanto a isso. (risos)

Epilepsia, perda de memória ou da fala, dispepsia  e vertigem são outras doenças associadas a Mercúrio.

Suas qualidades são; Neutro, Buda(avatar) de elemento Terra, seu dia é a quarta-feira, seu metal é metal líquido (o próprio mercúrio) e sua pedra é a Esmeralda. Conhecer essas qualidades são importantes para amenizar efeitos maléficos ou aumentar seus efeitos benéficos, portanto os mantras dedicados ao Planeta Budha devem ser recitados neste dia da semana, como sua cor é o verde bom usar vestimentas nessa cor em uma quarta-feira.

No mapa astral ele se exalta em Virgem, o cume da exaltação é aos 15º graus deste signo, se debilita em Peixes, também aos 15º graus chega-se ao cume da debilidade. Rege além de Virgem o signo de Gêmeos, tem como Planetas amigos o Sol e Vênus, enquanto Júpiter e Saturno são neutros para ele. A Lua e Marte tornam-se seus inimigos.

Já vi “astróloga’ por ai confundindo mitologia hindu com astrologia e por pensar que Budha como filho de Chandra (Lua) seria impossível tê-la como inimigo, mas mesmo na mitologia pode acontecer tal feito, vemos tantos filhos inimigos da própria mãe na vida “real”. Não fui eu que classifiquei as dignidades de Mercúrio nem suas amizades ou inimizades  planetárias, apenas estou passando o que é regra dentro do Jyotisha.(coisas que aprendi através do estudo).

Agora que você já conheceu um pouco mais de Mercúrio, não tudo, pois teria que escrever um livro para falar deste Planeta, poderá colocar na prática quando se deparar com este Planeta no mapa.

  Em artigos futuros abordaremos outros Planetas, mas prometo não me alongar tanto, coloquem a culpa nele (Budha), não em mim...(risos)

Jai Hanuman !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/