sexta-feira, 26 de abril de 2013

Classificação das Casas (Bhavas)


Na astrologia indiana (Jyotisha) as casas recebem classificações diferentes da astrologia do Ocidente, similares em alguns aspectos com a astrologia tradicional ocidental, por ser a astrologia indiana também tradicional existe essa certa similaridade, mas difere completamente do pensamento astrológico moderno ocidental  que carece de bases, conceitos e regras completamente.

Neste artigo passo então descrever a classificação das casas astrológicas segundo os ensinamentos dos antigos, principalmente de Parasara que é considerado o “pai” da astrologia indiana.


Casas Trikonas – 1, 5 e 9:

Trikonas (e seus regentes) são as casas mais auspiciosas do mapa. Os trikonas são “dharmasthanas”. Eles ( seus regentes) trazem a espiritualidade(9), o conhecimento(5), a bondade, a generosidade e o bem estar(1) se bem colocados e sem estarem aflitos ou fracos.

Casas Kendras – 1, 4, 7 e 10:

Kendras (e seus senhores) é considerado auspicioso, pois representam algumas das  áreas mais importantes e fundamentais de nossa vida – corpo(1), nossa natureza inata(1), casa e mãe(4), casamento e relacionamento(7), o nosso status social(10) e assim por diante.

Casas Trikasthanas – 6, 8 e 12:

São consideradas as três casas de maior sofrimento, por isso também conhecidas como casas “Dusthanas”, essas casas e seus respectivos senhores (regentes) trazem dificuldades(6), sofrimento, a perda(12), as ansiedades, as preocupações, os obstáculos, a doença(6), o confinamento(12), os impedimentos, os inimigos, processos(8), acidentes, lesões, cirurgias(6) e morte(8-12).
Casas Trishadyas – 3, 6 e 11:

São casas consideradas maléficas, no BHPS (Parasara) diz:

“qualquer Planeta que possui (rege) as casas 3, 6 ou 11 vai gerar efeitos maléficos”

O malefício da casa 11 (o mais poderoso trishadya) é a ganância, pois é um dos três “kama” ou casas do desejo. No Bhagavad Gita está escrito:

“Desejo, raiva e ganância – o portão triplo do inferno que trazem ruína a alma, portanto deve-se evitar todos esses três” (Ch16, Vs 21)”
Trishadaya e seus senhores podem significar dificuldade, principalmente quando aspectam Planetas que estão fracos.

Casa Upachayas: - 3, 6, 10 e 11:

As casas upachayas são as melhores colocações para Planetas considerados maléficos (Saturno,  Marte, Rahu, Ketu e Sol) elas são consideradas casas de crescimento, de aumento, são áreas que melhoram conforme a pessoa vai ficando mais velha, com o tempo.

Casas Marakasthanas – 2 e 7:

São casas marakas (assassinos) assim como seus regentes, devido serem a décima segunda casa das casas 3 e 8 (casas de longevidade). Planetas que ocupam ou regem essas casas (2 e 7) podem causar a morte durante seus dashas (períodos Planetários).

* Tradução livre de um artigo de Mrs. Wendy

Posteriormente escreveremos sobre o que cada casa representa no contexto "védico" (da astrologia indiana), o que cada casa rege, partes do corpo e assuntos (karakas) predominantes. O artigo acima serve apenas para entender a classificação das casas quanto a maléficas e/ou benéficas.

Jai Hanuman!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/