segunda-feira, 2 de junho de 2014

Yogakaraka

Olá meus queridos leitores, depois de algum tempo ausente das redes sociais e internet de uma forma geral, por motivos pessoais e profissionais, este final tive tempo de escrever mais um artigo para falar um pouco sobre o conceito de Yogakaraka. Espero que compreendam o conceito sem dificuldades e apliquem tais ensinamentos em suas análises de mapas astrais...


Yogakaraka.


Neste Estudo vamos abordar de forma precisa e abrangente a definição entre vários autores e seu uso do Yogakaraka.

Yogakaraka é a junção de dois termos muito utilizados dentro da chamada Astrologia Indiana ou Jyotisha.
Yoga dentro da Astrologia refere-se normalmente a uma determinada configuração astrológica observada no gráfico de nascimento que provocará determinados efeitos a depender de tal configuração, nisto conclui-se bons Yogas e maus Yogas.

Karaka é um termo que significa “significador”, temos o Sol como karaka universal de “Atman” (alma), assim como também é o karaka universal da figura paterna ou ainda pode ser considerado o karaka do “status”. Todos Planetas são karakas de alguma coisa, disto concluímos que karaka representa “significador”.

Yogakaraka de forma simples é definido como “o significador de uma determinada configuração”. Tal configuração promete que o Planeta “eleito” um Yogakarka realizará boa fortuna, boa sorte para o nativo, quando estiver ativado no gráfico de nascimento.

Os livros de Astrologia indiana dão bem essa explicação e definição, no entanto como a maioria dos estudantes bem percebem, eles são velados, outras vezes confusos e outras ainda carecem de um maior esclarecimento dos autores. Não vou aqui entrar no mérito do porque tais autores velam ou tentam confundir o estudante iniciante, escrevendo determinados ensinamentos simples a princípio que se tornam obscuros quando estudados em tais escrituras ou mesmo artigos modernos. Uma das coisas que sempre prezei sempre em meus artigos ou aulas dadas ao longo dos anos foi a clareza e tentar explicar de forma razoavelmente simples a aplicação de tais ensinamentos.

Então vamos passear entre diversos autores e explicar o que é um yogakaraka, como identificar em um gráfico de nascimento e quais usos o mesmo tem.

Parasara é o pai do Jyotisha e Jaimini é aquele que expandiu os ensinamentos do primeiro, são os dois autores principais a serem estudados pelos que se interessa por esse ramo astrológico.

 No “Horasastra” iremos ver toda a base do Jyotisha, escrito por Parasara em forma de diálogo entre o mestre e o discípulo, e nos “Sutras de Jaimini” veremos esses mesmos ensinamentos de forma mais abrangentes escritos em forma de versos.

As duas leituras são imprescindíveis para qualquer estudante sincero que deseja estudar a Astrologia indiana, com o conhecimento dessas duas escrituras nos livramos da tradicional crendice e superstições além de grotescas invenções que não fazem parte da nossa Astrologia. E que são tão comuns em determinados artigos escritos no Brasil que chegaria a nos causar risos se não fossem tão asquerosos. Existem bons autores e blogueiros que escrevem sobre Jyotisha, mas não raras vezes me deparei com ensinamentos que nada tem a ver com a verdadeira Astrologia Indiana.
Se cada artigo que vemos por aí não tiverem suas bases nas duas maiores escrituras de Astrologia (Horasatra e os Sutras) não poderemos considerar tais artigos sérios o suficiente para crermos de olhos fechados.

Dito isto e sem mais delongas passemos então ao estudo do termo “Yogakaraka” sua definição e aplicação prática na Astrologia.

Parasara é categórico na definição do que seja um Planeta Yogakaraka;
“Se um mesmo Planeta rege uma trinca (trikona) e um Kendra (ângulo)...ele é um Planeta yogakaraka”
Yogakaraka é um Planeta que trará muito boa sorte para os nativos que os têm, a primeira definição de yogakaraka é observada como acima, um Planeta deverá reger uma casa angular e uma casa trikona ao mesmo tempo, um fator só possível para determinados ascendentes.

Saturno será yogakaraka e trará possibilidades de grandes benefícios para lagnas em Touro e Libra.

Marte será yogakaraka nos gráficos que temos Câncer ou Leão como Lagna.

Vênus será yogakaraka para lagnas de aquário e Capricórnio.

Os demais lagnas não terão um Planeta yogakaraka por ser impossível um mesmo Planeta reger uma casa trikona e uma casa kendra ao mesmo tempo como qualquer um poderá observar olhando por si só os gráficos.

Casas kendras são as casas 1, 4, 7 e 10.
Casas trincas ou trikonas são as casas 1, 5 e 9.

Afirmamos que Saturno é um Yogakaraka para os nativos que tem como lagna Touro, porque ao olhar um gráfico com esse lagna veremos que Saturno rege as casa 9 (Trikona) e a casa 10 (kendra).
Saturno é também yogakaraka para lagnas em Libra porque Saturno nesses gráficos rege as casas 4 (kendra) e 5 (Trikona).
Assim se dá também com os outros lagnas citados acima em que determinados Planetas se tornam yogakaraka.

Até aqui o amigo estudante e leitor está super satisfeito em ter aprendido de forma precisa o que é um yogakaraka e como identificar, mero engano... como todo estudo sério esse foi só o começo de se chegar ao yogakaraka, que foi definido de forma simples e dito que o mesmo dará “possibilidade” de grande benefício por parte deste Planeta, mas para que haja uma perfeita classificação de um yogakaraka, algumas outras configurações deverão ser observada e só assim poderemos afirmar categoricamente que esse yogakaraka trará não só uma possibilidade mas uma verdadeira e irrefutável poder de fazer o bem de forma clara e precisa.

SanjayRath em seu “crux of vedic astrology” diz:
“A mera existência de um yogakaraka não garante Rajayoga no gráfico, indica apenas a possibilidade, yoga só acontece se o yogakaraka está conjunto, aspectado por ou parivartana com outro graha benéfico. Deveria haver uma relação (Sambandha) entre 2 ou mais Grahas para causar o yoga”
Ou seja, só há definição como yogakaraka real se este manter uma relação com outros Planetas benéficos, seja por conjunção, aspecto, Sambandha ou parivartana (troca de signos).

Ainda de acordo com Sanjay existem vários tipos de ação de um yogakaraka, smepre com resultados benéficos e afortunados no final, o autor dá um exemplo disso no mapa de Bhagwan Sri Ramachandra e explica:

“Yoga pode ser de vários tipos que envolvem todo conceito de vida. Por exemplo, para um Karkataka Lagna, Guru rege os Bhavas 6 e 9 e uma relação com Mangal pode trazer o Yoga mais alto chamado de Dharma Karmaditapi Yoga que assegura muito poder, fama, fortuna, já que os Bhavas 5, 10 e 9 estão envolvidos... Se este Yoga estão em 1º/7º Bhava, frutifica uma vida posterior depois de suportar muito sofrimento e luta.”
Mais adiante Sanjay diz encontrar este yoga no mapa de Bhagwan Sri Ramachandra que foi adorado e idolatrado como Avatar pelos Hindus. Ele tinha este Yoga com Marte sendo Yogakaraka e em relação com Júpiter que regia as casas 6 e 9 e essa relação acontecia entre o lagna e a casa 7 do referido Avatar Hindu conforme poderemos observar em seu gráfico abaixo:

Disso concluímos que podemos chegar mesmo a prever em que parte da vida acontecerá o benefício do yogakaraka e pelos Planetas envolvidos se no começo haverá algum sofrimento mas tendo a certeza que o bem e a boa fortuna chegará inevitavelmente ao nativo.

Como o Yoga acontece ao longo das casas 1/7 indica o grande sofrimento anterior do avatar que foi exilado durante 14 anos, a esposa sequestrada... e depois voltou com grande honra e fama por toda a Índia.(Para estudo do caso citado vide a vida de Hanuman)

Como sempre afirmei em todos meus artigos e aulas, um mapa não é estático e, portanto todas as configurações tem seu tempo certo de agir, os dasas (períodos planetários) são a forma mais simples de verificar quando um Planeta irá cumprir o que promete em um determinado gráfico.

As casas envolvidas são uma outra fonte de onde acontecerão e de que forma acontecerá os efeitos de qualquer previsão.

Por exemplo, para um Lagna Libra Saturno se torna yogakaraka, desde que mantenha uma relação com outros benéficos como dito anteriormente e os assuntos que virão concretizarem tem relação com as casas 4 e 5 por Saturno reger essas casas para esse lagna e também teremos que verificar a casa que Saturno se encontra. De qualquer forma os Planetas que receberem a relação com Saturno quando esse se torna yogakaraka receberão grande ajuda deste, pois um yogakaraka tem o poder de não só beneficiar os assuntos que rege, mas também beneficiar os Planetas que recebem seu aspecto.

Tal tema é ainda mais abrangente como poderemos ver esse diálogo de Parasara com seu discípulo:

"se um nodo (Rahu ou Ketu) se localiza em uma casa angular em aspecto ou associação com o regente de uma casa trinca ou se localiza em uma casa trinca em uma relação com o regente de uma casa angular se tornará um yogakaraka"
Desta forma vemos que também os nodos podem se tornar yogakaraka e trazer grande fortuna e benefício.

Outro ponto importante é ver a força do yogakaraka, seu Shadbala se está dignificado entre outras coisas que você já tenha aprendido por aqui.

Convém agora aos estudantes botarem a mão na massa e estudar seus mapas e verem a existência ou não de yogakaraka e quando e como irão atuar, toda teoria só é perfeitamente entendida se colocada em prática, desejo a todos bons estudos e JaiHanuman!


1 comentário:

  1. Tenho ascendente á 20º de Libra na astrologia védica, Saturno é meu Yokakaraka, pois rege a casa 4 e a casa 5.
    No meu D1 Saturno está na terceira casa em sagitário no nakshatra de Purva Ashadha. A pontuação de Shani no Ashtakavarga é 4 e da casa 3 é 36. É um bom posicionamento?

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/