sábado, 2 de agosto de 2014

Prashna (Assuntos da casa 2) - Astrologia Horária.



Prashna Tantra é um sastra (escritura) indiana que ensina o prashna (Astrologia horária), pretendo escrever uma série de artigos baseados na referida escritura, sendo esse o primeiro da série, que dará ao estudante métodos e técnicas de como interpretar um mapa horário.
Os assuntos da casa 2 foi escolhido como o primeiro da série por ser muito freqüente as perguntas relacionadas com finanças e ganhos.

Para estudarmos dentro da tradição teremos que traduzir os stanzas (estrofes) que a antiga escritura nos ensina, antes de qualquer coisa informo que este artigo é direcionado para estudantes que tenham  no mínimo o básico de astrologia, que saiba abrir e gerar um mapa e também saiba fazer as perguntas de acordo com a astrologia horária.

Quanto às perguntas o método é o mesmo aprendido na astrologia ocidental, apenas a interpretação do mapa é que difere,  normalmente eu escrevo para leigos e iniciantes nível I, no entanto essa série requer o básico no mínimo, é direcionado à astrólogos e estudantes em um nível mais avançado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, basta navegar pela internet e pesquisar sobre como fazer uma pergunta na astrologia horária, quanto ao levantar um mapa no estilo indiano nesse mesmo blog existe artigos ensinando, o que você irá aprender neste artigo específico é como interpretar.

Então vamos ao que interessa os assuntos da casa 2 segundo a escritura.

Estrofes 6 a 8: “Em uma consulta sobre finanças, predizer ganhos de dinheiro se o senhor da 2ª casa está em ithasala como o regente do Lagna ou a Lua; ou está conjunto ou aspectado por benéficos.
Se maléficos estão na 2ª casa, o querente irá ganhar dinheiro em terras distantes, mas sofrerá aflições.
Se o regente da 2ª casa está em muthaseela com maléficos o querente pode morrer.
Se o regente do Lagna está em  ithasala com o regente da 2ª casa em qualquer casa com Planetas mais lentos o ganho será através da casa.”
Vemos que as estrofes ou versos não são tão simples de aprender ou assimilar, pois se fossem não precisava de um artigo para isto... (risos). Mas necessário citar tais versos a fim de manter a tradição, que iremos explicar detalhadamente cada estrofe para meus queridos leitores.

Raman em seus comentários da referida escritura diz ser simples entender os versos, mas ele escreve para indianos, na verdade os versos são simples, mas existem termos “estranhos” para um ocidental, ao compreender tais termos o leitor não terá dificuldade alguma em entender como interpretar. Na verdade é dois termos muito comuns n astrologia horária da índia: Ithasala e Muthaseela.

Os estudantes que forem prosseguindo em seus estudos com o prashna deverão saber do que se trata, pois tais termos são empregados com freqüência nos trabalhos de astrologia. Como todos sabem meu principal objetivo é ensinar astrologia para leigos ou iniciantes, não tenho por objetivo ficar falando difícil para mostrar “falsa sabedoria” e complicar mais a vida dos interessados em aprender.  Apenas citei tais termos porque é necessário, tendo em vista que quando um estudante deste blog se deparar com esses termos saber do que se trata e não ficar “preso’ apenas ao meu ensinamento, todos são livres para prosseguir em outros sites e livros. 


Ithasala é um yoga (configuração planetária) quando um Planeta mais rápido tem uma longitude menor que um Planeta mais lento, é uma posição benéfica porque os Planetas irão se encontrar em um futuro próximo formando um aspecto exato. Na astrologia horária do ocidente o Ithasala é conhecido como “aplicação”.

Com esta explicação entendemos de maneira fácil o verso 6 do prashna tantra que diz que quando o regente da 2ª casa está em ithasala (aplicação) com o regente do ascendente (lagna) ou a Lua haverá ganhos financeiros (quando a pergunta refere-se ao tema finanças). Quando acontecer o aspecto exato será o tempo de a promessa ser cumprida.
Muthaseela é quando ocorre o ithasala na metade de um grau apenas, é um yoga bastante poderoso, por isso no prashna tantra quando o regente da casa 2 está em muthaseela com maléficos é uma posição pouco desejável.

Necessário que o estudante entenda que um Muthaseela  é um uma configuração poderosa, mas não quer dizer que seja maléfica em todos os casos, como poderosa entendemos força, no exemplo dado do prashna tantra referente a casa 2, por estar relacionado o muthaseela à maléficos seria prejudicial.

Outra nota se faz necessário, o que tem haver morte com finanças?

A casa 2 não está somente relacionada à finanças, é uma casa “maraka” (assassina), também rege a comida que ingerimos, rege a garganta, pescoço enfim existem diversas coisas que a referida casa rege além das finanças, se a pergunta é acerca de finanças e existe um Muthaseela com maléficos, não quer dizer de forma alguma que o querente (perguntador) corre risco de vida, se a pessoa no entanto pergunta sobre sua saúde ou tem algum problema de saúde na região do pescoço a interpretação certamente irá mudar.

Na Astrologia temos que usar o bom senso, então se um querente venha perguntar se seu negócio irá dar certo, uma configuração de muthaseela no máximo quer dizer que haverá grande perda financeira e nada tem haver com a saúde do querente.

Quanto ao verso 8 indica a fonte dos ganhos de acordo com a casa.
Recordando o verso 8:
“Se o regente do Lagna está em  ithasala com o regente da 2ª casa em qualquer casa com Planetas mais lentos o ganho será através da casa”
B. V. Raman dá um exemplo para essa regra através do mapa abaixo:

Neste mapa existe um Ithasala entre Júpiter (regente do Lagna) e Saturno (regente da casa 2) por Saturno ser mais lento que Júpiter  a casa onde Saturno está (casa 9) é que será a “fonte” (de onde vem) os ganhos em uma pergunta sobre finanças. Que estaria relacionado ao ministério, educação superior, viagens e outros atributos da casa 9.

No próximo artigo  prosseguiremos com os estuda da casa 2 e perguntas relacionadas dentro da astrologia horária indiana (prashna). Se este estudo é de seu interesse, não esqueça de apertar no botão “curtir” abaixo, dessa forma saberei se meus leitores estão interessados em aprofundar dentro do estudo do prashna (Astrologia horária) ou me enviem email para tirarem dúvidas sobre este artigo ou ainda pedirem mais artigos nessa área da astrologia.

Poderão entrar em contato através do email:

Jay hanuman!


Continuação AQUI





2 comentários:

  1. Tony, e se fosse jupiter (regente de casa 2) aspectando saturno (regente de ascendente), continuaria a ser assunto da casa de saturno, por ser mais lento, mesmo sendo regente de Lagna?

    ResponderEliminar

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/