segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Uma Casa, Vários Assuntos.....

Uma casa, vários assuntos...

Todos sabem que uma casa astrológica trata de vários assuntos, muitas vezes um consulente, querente ou questionador quer saber de um assunto específico, a grande maioria dos astrólogos sabe qual casa pesquisar para “ver” aquela área pedida pelo querente ou cliente, mas poucos sabem como destrinchar o assunto em si dentro da casa.

Tomemos como exemplo a casa quatro: ela fala sobre a mãe, sobre a educação (de serem educados, bons modos), sobre as propriedades imóveis, sobre a felicidade geral... Esses são os assuntos principais da casa quatro.


Pegamos um mapa como exemplo e nos deparamos com a casa “desocupada”, seu regente colocado em uma casa “benéfica” ou afortunada e qual previsão fazer? Todos os assuntos da casa quatro estariam resolvidos?  Teria uma mãe exemplar e saudável, seria uma pessoa educada, possuiria uma boa casa e teria um bem estar geral, uma felicidade tamanha?

Ou falaria como todos os modernos para qualquer assunto: “você é uma pessoa que toma ações precipitadas as vezes, é emocional, tem um bom coração e busca sempre evoluir espiritualmente”

Se você usar a segunda opção agradará a maioria das pessoas que lhe procuram, cerca de 90% das pessoas, pois todos nós tomamos ações precipitadas, todos são emocionais, todos pensam que tem um bom coração e todos pensam que evoluem espiritualmente. Mas para isso nem precisamos de um mapa, isso se chama “psicologia barata” que usa frases subjetivas para encaixar na vida da grande maioria, mas que não servem para nada!

Mas se você escolheu a primeira opção errou tudo também e o cliente sairá desapontado com suas previsões, pois a pessoa pode ter boas propriedades imóveis, no entanto sua mãe poderá ter sofrido ou tido problemas contigo ou ainda problemas de saúde. Você com aquela bela configuração de um regente da casa bem colocado, digno poderia também ter uma boa mãe, mas morar em uma favela ou pagar aluguel até hoje. 

Não basta um regente digno e bem colocado para todos os assuntos daquela casa fluir as mil maravilhas para tudo que a casa fala. Primeira coisa tem que ter uma base astrológica forte, dentro de uma tradição, seja essa tradição indiana ou ocidental. Sinceramente não acho capaz um astrólogo moderno conseguir filtrar de modo coerente os assuntos de uma casa, porque eles não tem uma base, não tem regras sólidas, não seguem uma linha específica, misturam tudo, misturam astrologia tradicional ocidental com indiana, colocam uma pitada de anjos e um monte de elementos estranhos a astrologia e para interpretar usam a velha psicologia barata e uma grande dose de pretensa “intuição”.  
Primeiramente elementos estranhos na astrologia só tendem a atrapalhar o julgamento, esse monte de asteroides, aspectos esquisitos como quincuncios, semi-sextil e etc não ajudam em nada, ao contrário, atrapalham bastante, a psicologia barata é equivalente a uma pitada de sal em uma comida sem tempero, serve para enganar o sabor, mas um bom observador logo verá que a comida está mais salgada do que temperada. 

Não vou falar aqui como a astrologia tradicional do ocidente usa para fazer esse filtro dos assuntos de uma casa, pois não é meu ramo e nem o objetivo desse blog, mas sei da capacidade da astrologia ocidental tradicional. Vou ensinar aqui como aplicar esse filtro dentro do Jyotisha (Astrologia tradicional da Índia).

Existem três princípios iniciais para se julgar uma casa e esses princípios vão servir como um filtro para os vários assuntos da casa e saber se cada assunto será auspicioso ou desafortunado, pode-se muito bem acontecer que uma casa e seus vários assuntos prosperem em um tema, mas em outro fracassamos terrivelmente.

1º - A força da casa.

2º - O Karaka do assunto

3º - O regente e Planetas que ocupam a casa em questão.

Seguindo esses três passos já podem ter um avanço considerável em uma previsão.
Para saber a força de uma casa devemos olhar para o gráfico ashtakavarga e ver sua pontuação, uma casa com pontuação fraca, os assuntos desta casa não irão prosperar ou ter força suficiente para nos impactar nesta vida, como esse assunto já foi abordado AQUI, basta você ir lá e aprender como saber usar tais gráficos, depois volte aqui e continue com o artigo... (vou te esperar)

Enquanto esperamos o José e a Maria que foram aprender sobre ashtakavarga gostaria de falar algo sobre Jyotisha: quando estamos usando técnicas indianas devemos usar o JH (software de astrologia indiana grátis) para gerar os mapas, não adianta ir no astro.com e gerar mapas siderais, mandalas redondas porque não vai funcionar, as casas no Jyotisha não tem cúspides, são signos inteiros e também não devemos usar os aspectos ptolomaicos da astrologia ocidental, os aspectos na astrologia indiana são diferentes...

“Muitas pessoas também estranham quando falo (escrevo) “o Jyotisha”, ‘o yoga”, “o nakshatra”, mas isso tem uma razão de ser: esses nomes são em sânscrito e todas as palavras terminadas em “a” no sânscrito são masculinas.

Opa, o José e a Maria já voltaram lá da sala do ashtakavarga e já sabem ver a pontuação da casa e ver se tem força. Continuamos então com esta lição.

O segundo ítem a ser pesquisado é o karaka, que literalmente é “o significador”, todos assuntos tem um Planeta significador para eles, é esse karaka que irá “filtrar” os vários assuntos de uma casa, a casa quatro como disse representa entre muitas coisas a mãe, a propriedade imóvel e etc...

Então para diferenciar um assunto do outro, para separar um assunto do outro usamos o karaka, sua colocação, força e relação que tem com outros Planetas.
 No caso da casa 4 usamos a Lua para o karaka da mãe, Saturno para o karaka de propriedade imóveis e assim por diante, necessário ter uma base em astrologia para saber o que cada Planeta significa. Se olharmos apenas o regente da casa, ele é o significador temporário daqueles assuntos, mas de todos, não tem como separar ele por assuntos, ele rege aqueles assuntos, precisamos do karaka universal de cada assunto para “filtrar” os vários assuntos. É através desse karaka e sua situação no mapa que tal ou tal assunto irá prosperar ou fracassar.

Além desse karaka universal temos os charakarakas, que são significadores temporários que variam de mapa para mapa de acordo com os graus que ocupam, mas inicialmente basta usarmos os karakas universais.

Para aqueles que entortaram a boca quando disse que astrólogos modernos não são capazes de fazer essa filtragem podem desentortar a boca agora, pois a astrologia moderna carece inteiramente desses conhecimentos e a única coisa que lhes restam é encherem a mente alheia de frases subjetivas que não dizem nada. Agora talvez você tenha entendido essa afirmação anterior.

O terceiro item é o regente e os ocupantes da casa, sua colocação, sua relação com outros Planetas além dos Planetas que aspectam a casa em questão.  Esse último ponto é outro ponto importante, um Planeta regente de uma casa pode até estar dignificado, em uma casa afortunada, mas se o mesmo não “olhar” (aspectar) a casa que rege, não poderá ajudar muito nos assuntos da casa, o karaka e sua colocação irá falar mais alto que o próprio regente.

Vamos colocar isto na prática?

Raman tem o costume de falar sobre os efeitos de cada Planeta regente nas doze casas, como o mapa de nosso exemplo tem o regente da casa 4 na casa 11 tomamos emprestado o texto de Raman:

“vencerá pelo próprio esforço, generoso, doentio, mãe afortunada mas poderá ter uma madrasta, favores, sucesso na venda e compra de gado e terra(comércio relacionado a propriedades)”

O próprio Raman fala que essas são situações gerais e não devem de forma alguma serem tomadas literalmente, veja que ele usando o regente da casa 4 relacionou os assuntos desta casa com o regente, como mãe, propriedades e etc.

Veja o mapa abaixo:


O regente da casa 4(Júpiter) está na casa 11 e exaltado(em Câncer), se pegássemos a sentença de Raman literalmente (e ele condena que se faça isso) a mãe do nativo seria afortunada e ele teria sucesso nas compras de imóveis e etc.

Mas usando os três itens ensinados aqui veem que a história muda completamente, o karaka para a mãe como dissemos é a Lua que se encontra aflita (conjunta com Saturno por Nakshatra) e recebendo aspecto da casa 7 (equivalente a oposição dos ocidentais) de Marte. Saturno representa internações, hospitais, sofrimentos. Marte representa cirurgias, cortes, lutas.

Não existem Planetas ocupando a casa 4 e seu regente Júpiter apesar de digno não aspecta a própria casa. A mãe deste nativo foi internada em 1983 e neste mesmo ano veio a óbito precocemente antes de completar seus 45 anos de idade. Ao contrário de Júpiter que não aspecta sua casa (casa 4) a Lua aspecta por rasidrishti (aspecto por signo) e também Marte olha para a casa 4.

No ao de 1983 o Nativo vivia o período planetário (Dasa) de Saturno e no começo do ano quando ela foi internada vivia o sub período da Lua, próximo ao meio do ano quando a mãe do nativo faleceu o período era comandado por Saturno + Marte, ou seja usando a técnica aqui podemos ver o sofrimento que a mãe teria, mesmo tendo o regente da casa digno mas sem olhar para casa que rege, as complicações que teve: internação (Saturno) e cirurgias (Marte) e usando os dashas saber em que época ocorreria esse evento. Soubemos separar o evento “mãe” no gráfico.

Se quiséssemos pesquisar sobre propriedades, usaríamos como karaka Saturno, entre 2001 a 2004 o nativo vivia o Mahadasha de mercúrio que rege o lagna e de Júpiter que está exaltado, e mesmo não olhando para sua casa, Júpiter foi ativado pelo sub período e cuidará de seus assuntos, dos assuntos que rege, depois entrou no subperíodo de Saturno que está também digno e é karaka de propriedades, foi quando o nativo herdou a propriedade de seus pais. Júpiter faz aspecto com Saturno (propriedades) e Vênus (regente da casa 9 – pai), fazendo nesse ano o ganho de herança imobiliária.

Muitos outros pontos devem e podem ser observados para colher mais informações sobre os eventos que ocorrerão e cada assunto de uma casa, tais como padas, casas derivadas, trânsitos e etc, mas olhando somente esses 3 pontos ensinados aqui o estudante já conseguirá um grande avanço.

Astrologia é algo surpreendente, mas a astrologia antiga, porque usa regras, usa conhecimento, usa estudo, então se queres ser um bom astrólogo estude muito, todos os bons astrólogos continuam estudando até hoje, nunca pense que sua intuição irá decifrar um mapa, astrologia não é intuição, é conhecimento.

JaiHanuman!


2 comentários:

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/