segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Aspectos utilizados em uma gráfico Prashna

Aspectos usados no Prashna
Este artigo, como prometido anteriormente, tem como objetivo ensinar a conhecer os aspectos usados em um gráfico prashna (Astrologia horária)

Para aqueles que conhecem a interpretação de uma mapa kundali (mapa natal), notarão diferenças,em um mapa natal usamos o rasidrisht (aspectos entre signos) e Grahadrisht (aspectos entre Planetas) como já falamos diversas vezes em nossos artigos e cursos, no entanto ao se analisar um gráfico prashna os aspectos é vistos por “eixos”, muito parecidos com a astrologia do ocidente. Esse tipo de aspecto comumente é usado na astrologia “tajik” ou “tajika”.

Vamos conhecer então o sistema:
Aspectos amigáveis:
Amigos declarados: 5, 9
Amigos secretos: 3, 11
Aspectos inimigos:
Inimigos declarados: 1, 7
Inimigos secretos: 4, 10
Aspectos neutros:
2, 6 e 8.

Devemos informar que existe muita discussão que aspectos usar em prashna, se os ensinados no sistema Parasara ou o sistema tajik, é quase de opinião geral que o sistema tajik é o ideal para análises em gráficos prashna (horário). Se nos atentarmos a tabela de aspectos acima, vemos a similaridade com a astrologia do ocidente em se tratando de aspectos.

Por exemplo na primeira classe de aspectos vemos como amigos  o eixo  1/5 e 1/9 que na astrologia do ocidente quando usados signos inteiros irá ser equivalente ao “trígono” em que existe uma diferença de 120º ou 4 signos de distância.

Já no eixo 1/3 ou 1/11 (amigos secretos) temos o aspecto similar ao “sextil” da astrologia do ocidente que seria uma distância de 60º ou dois signos de distância, que é um aspecto amigável mas com menor força que o trígono ou com ação mais suave.

No eixo de inimigos declarados vemos o eixo 1/1 e 1/7 que equivalem a conjunção e a oposição usados no ocidente, sendo que o eixo 1/1 (estando no mesmo signo nem sempre trata-se de um inimigo, pois a conjunção depende de qual Planeta está conjunto, se é um maléfico ou benéfico.

Por fim temos os inimigos secretos que fazem o eixo1/4 e 1/10. Similar a quadratura dos ocidentais onde existe uma distância de 90º ou 3 signos de distância.

A única diferença é que são usados signos inteiros e não graus exatos ou específicos, mas mesmo os signos inteiros são usados na astrologia tradicional do ocidente, principalmente quando se trata de astrologia horária.

Para os astrólogos mais experientes, mesmo com a astrologia do ocidente ficou bastante claro como ver os aspectos em um gráfico prashna, mas para os iniciantes talvez restaram dúvidas de como identifica-los, por isso darei alguns gráficos na prática e verão como é fácil, vamos primeiramente identificar o eixo de amigos declarados que é o eixo 1/5 e 1/9:

Olhando o mapa acima, vamos supor que queremos saber quais Planetas são “amigos declarados de vênus (exemplo), a partir de Vênus, de onde está o Planeta conta-se 5 signos, a começar pelo próprio signo onde se encontra Vênus ou qualquer outro Planeta que queiramos ver o aspectos amigos declarados. (A linha preta mostra essa contagem). Planetas alí situados estão em aspecto amigáveis com Vênus pois equivaleria à um trígono. Se contarmos 9 signos a partir de Vênus seria o eixo 1/9 (linha vermelha)que equivaleria ao mesmo trígono, se contarmos a partir do signo 9 (linha vermelha) para Vênus teríamos novamente o eixo 1/5 (linha azul).

Esse resultado é obtido com a alternativa de contar 5 signos (a partir dele mesmo) para frente e 5 signos para trás (linha preta e linha azul).

Os demais eixos procede-se da mesmo forma, vamos identificar  no mapa abaixo quais Planetas fazem aspectos de “inimigos secretos” eixos 1/4  e 1/10 para o Planeta Marte por exemplo:

Olhe o mapa acima e tente identificar o eixo dos inimigos secretos, que como dissemos é o aspecto entre 1/4 e 1/10, lembrando que você pode usar a contagem de 1 à 4 e 1 à 10 tendo como base o Planeta Marte ou contar 4 para frente e depois 4 para trás.

Se você respondeu que Marte faz aspecto “tenso”com Sol, Mercúrio e Júpiter (1/10) acertou.

Vale lembrar que a natureza dos Planetas envolvidos nos aspectos também irá influenciar na interpretação, principalmente na conjunção, uma conjunção com Júpiter é sempre bem vinda, mesmo se tratando inicialmente de um aspecto chamado “inimigos declarados” (eixo 1/1) como o Sol seria ruim pois tratar-se-ia de um combustão e com Saturno por ser este último maléfico, seria ruim.

Então concluímos que a natureza do Planeta que aspecta, sendo um aspecto positivo ou negativo, influenciará no resultado final, devemos sempre usar o bom senso e ter em mente que o sistema tajik usado no prashna quanto aos aspectos, apesar de ser similar aos aspectos usados no ocidente, não tem a mesma conotação destes últimos, uma quadratura que no ocidente é tido como algo indesejável, no prashna poderá não ser tão ruim, por conta da natureza dos Planetas envolvidos mas sempre trará certa "dificuldade".

No prashna tantra ensina-se que um objetivo logrará sucesso de “ se o regente do ascendente aspecta  a casa ascendente e a casa da questão” Se esse aspecto se faz por trígono (1/5 ou 1/9) o resultado esperado é muito bom, mas se esse mesmo aspecto se faz pelo eixo 1/7 (oposição) também se alcançará o objetivo, mas provavelmente com maior dificuldade ou luta.

Como disse no começo do artigo, existem certos debates entre os astrólogos sobre qual sistema usar no prashna para ver os aspectos, se os de parasara ou do sistema tajik, pela prática achamos mais apropriado usar o ensinado aqui, mas sempre deixo livre o estudante a usar ou testar outros ensinados em outros sites ou livros.

Estude bem esse artigo e assimile com perfeição pois será muito usado em suas análises de perguntas horárias. Lembrando mais uma vez que aspectos com Planetas benéficos são sempre desejáveis, mesmo que esses aspectos sejam qualificados como “inimigos” , melhor do que receber aspectos de maléficos mesmo qualificados como “amigos”, sendo essa minha opinião que poderá ser livremente contestada, já que não sou dono da verdade.

Tenham todos um ótimo dia.

JaiHanuman!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/