segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prashna (Assuntos da casa 2) 2ª Parte

Continuando com nossos estudos sobre os “assuntos da casa 2” vamos ao verso nove do prashna tantra que diz:
“Se Mercúrio ocupa o ascendentee está aspectado pela Lua ou um maléfico, existirá ganhos de riqueza, mas acontecimentos desfavoráveis acontecerão”
Verso esse compreendido sem problemas...
No verso dez está:
“Quando a Lua, regente do lagna e o regente da segunda casa estão em conjunção ou em aspecto mútuo ocupando a 2ª casa ou um kendra ou um trikona haverá ganhos rápidos para o querente (perguntador – quem faz a pergunta)”

Verso 11:
“ Se o regente do ascendente possui shadvargas benéficos (casas benéficas nos divisionais) e o lagna é aspectado ou associado com benéficos, o querente terá com toda certeza ganhos imediatos, caso contrário resultado adversos são previstos”

Verso 12:
“ A Lua na casa 4 ou 7, o Sol, na casa 10, um benéfico no ascendente, confere ganhos imediatos de dinheiro, o mesmo resultado terá se Júpiter ocupa a casa 1 (lagna)”

Todos os versos acima são de fácil entendimento, temos ainda algumas considerações de B. V Raman em suas notas do referido livro que são bastante pertinentes ao tema que não devemos ignorar.
Raman em seus comentários ressalta que todas as perguntas referentes a ganhos, riqueza, fortuna, lucros e empréstimos pertencem à casa 2, quando o assunto é sobre doenças a casa está relacionada ao pescoço. Aspectos bons entre os regentes da casa 1 e 2 ou ainda Júpiter (significador natural de riqueza) sempre indicam ganhos e prosperidade.

O regente do Lagna na casa 2 sempre indica remoção de pobreza, já Saturno ou Rahu na casa 2 indicam complicações financeiras.

A fonte dos ganhos é indicada pelo regente da casa 2 ou associações com este regente, como exemplo Raman cita o regente da casa 7 na casa 2 pode indicar ganhos através da esposa...
Esse raciocínio é bem fácil compreender.

Um Planeta que aflige a casa 2 ou o seu regente indicam a fonte das dificuldades financeiras. Um maléfico forte pode indicar ganhos depois de muito esforço. Júpiter significador natural de riqueza é muito importante na interpretação, mesmo que não tenha regência da casa 2.

Os aspectos usados no Prashna são bastantes parecidos com os aspectos usados na astrologia ocidental, levando-se em conta os signos que ocupam, os aspectos são por signos inteiros e não são usados o grahadristh (aspecto de Planetas) mas sim o RasiDristh (aspectos por signos) e tendo em vista quando acontece o Ithasala (aplicação – conforme vimos no artigo que precede este).

Então signos opostos ou “quadrados” (quadratura) sempre indicam ganhos depois de luta ou esforços, aspectos trikona (trígono) ou conjunções indicam facilidades assim como o sextil.

Sobre como identificar tais aspectos usando o prashna (gráfico horário) falarei já no próximo artigo.

As redes sociais são de grande ajuda para saber se essa ou aquela matéria ou assunto está tendo boa aceitação ou é de interesse dos leitores, como meu tempo é escasso (gostaria de ter mais para compartilhar conhecimentos com meus amigos e estudantes) a única rede que uso atualmente é o Facebook, por isso o botão de “curtir” está direcionado apenas ao Facebook, este “botão” é o sensor ou termômetro que uso para saber se os leitores do blog estão interessados no assunto, por isso a importância de vocês usarem ele (ou não) para eu ter ideia da aceitação deste tema ou prossiga em outro, ao contrário de como muitos usam a funcionalidade do “curtir”, não me interessa ganhar centenas de “curtidas” para meu “ego” mas utilizo da forma sensata, Quando um artigo tem uma boa aceitação para mim é sinal que meus seletos leitores estão desejosos de saber mais acerca deste ou daquele tema.

Outra opção de interagir com o tema e comigo é através do meu e-mail ( bhavakendra@gmail.com) que leio todos os dias e por fim através do grupo “vidyaJyotish” no facebook onde todos são aceitos e por fim enviando comentários dentro do próprio artigo no blog, sendo essa última opção mais demorada, mas que será lida com certeza...

Qualquer que seja o ramo astrológico, seja o mapa natal (kundali) seja um prashna (astrologia horária) ou um Muhurta (astrologia eletiva) a prática que fará de você um bom astrólogo, eu apenas posso dar as regras aprendidas, que faço de bom grado, mas depende de você usa-las na prática, sobre o prashna faça perguntas pessoais e guarde em suas anotações, tente interpretar o mapa e quando os resultados acontecerem, sejam bons ou ruins, compare com sua interpretação e tente verificar onde errou e onde acertou a predição, será de grande ajuda em seus estudos.

Peço gentilmente que evitem postarem perguntas horárias no meu email ou nos comentários do blog, pois certamente não serão atendidos, não por desinteresse meu, mas por falta de tempo mesmo para tal feito.

Meu blog e artigos têm como objetivo primordial ensinar astrologia e não servir como um marketing pessoal para consultas, não vivo de astrologia, minhas fontes financeiras nada tem a ver com astrologia, existem centenas ou milhares de outros astrólogos que dão consultas, atualmente não tenho tempo hábil para esse fim, apesar de um dia pensar em voltar a dar consultas, neste momento e tempo fico totalmente incapaz para tal feito.

Agradeço a todos meus estimados leitores e se gostou do artigo clique em curtir e prosseguiremos com a série de artigos sobre prashna.

Primeira parte deste artigo AQUI

JaiHanuman!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Aberta nova turma de Astrologia Védica (início Maio/2022)

E-mail: bhavakendra@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/tonybhava2020/